Importância da consulta oftalmológica na infância
- Dra. Silvia Vieira do Santos
- 13 de dez. de 2023
- 1 min de leitura

O olho é um dos órgãos que mais se desenvolve nos primeiros 12 meses de vida. A visão, assim, tem grandes mudanças e influencia a qualidade de vida do pequeno. Desde a descoberta do mundo, a relação com os pais e o seu entorno familiar se dá em grande parte pela visão.
De maneira bem prática: por ter mudanças tão significativas, é preciso acompanhar de perto como elas se dão e se há algum indício de doença ou de necessidade de uso de óculos na infância. Esse é um período essencial para corrigir, se necessário, algum grau para que a visão se desenvolva de maneira saudável.
Pesquisas indicam que os problemas mais comuns nessa faixa etária são o estrabismo (quando um olho fica alinhado e outro desviado), erros de refração (alterações no grau nos olhos), e a ambliopia (conhecida também como olho preguiçoso).
As condições que podem afetar a capacidade visual da criança podem ser muitas, mas o importante é manter uma rotina de visita ao oftalmo. Geralmente após a primeira consulta completa, que acontece no primeiro ano de vida, o que se indica é o retorno periódico anual.
Gostou do conteúdo? Comenta aqui se ficou com alguma dúvida.
Comments